domingo, 16 de março de 2014

O Icosidodecaedro Truncado

O nono poliedro arquimediano é a versão truncada do icosidodecaedro. Vejamos como ele é com canudos:


Não foi um pesadelo construí-lo, mas confesso que deu mais trabalho que qualquer outro. Não pelo dificuldade em si, mas pelo tamanho e quantidade de pedaços de canudo utilizados e, consequentemente, o número de nós.

Se o icosidodecaedro possui trinta vértices (cada um concorrido por quatro arestas), sessenta arestas e trinta e duas faces (doze pentágonos e vinte triângulos), seu derivado truncado tem cento e vinte vértices (cada um concorrido por três arestas), cento e oitenta arestas e sessenta e duas faces (doze decágonos, vinte hexágonos e trinta quadrados).


No processo, cento e oitenta e dois nós foram necessários. Além deles, cento e oitenta pedaços de canudo pretos e trezentos e sessenta pedaços de canudo brancos. Totalizando quinhentos e quarenta, o recorde entre todos os poliedros já construídos por mim.

Até o próximo.

3 comentários:

  1. Olá meu nome é Isaac. Fiquei maravilhado... Muito bom!
    Você tem indicação de algum material (livro, etc) para quem quer dar os primeiros passos e aprender.
    Valeu.
    isaaccnog@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Isaac, só agora vi seu comentário, desleixo meu, enviarei o e-mail imediatamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Tenho Um Trabalho Para O Dia 24 Desse Mês E Gostaria De Sabeer O Passo A Passo Desse Poliedro Para Eu Fazer
    O Senhor Pode Me Enviar O Passo A Passo Ou Deixar Aqui Nos Comentários

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...