sábado, 15 de março de 2014

O Cuboctaedro Truncado

Até o momento apresentei versões em canudo para sete dos treze poliedros arquimedianos. As versões truncadas dos platônicos e os derivados destes por união dos pontos médios das arestas, cuboctaedro e icosidodecaedro.

Nesta postagem, o cuboctaedro ganha seu truncado. Vejamos então como ele ficou:


O cuboctaedro é constituído de doze vértices (concorridos por quatro arestas cada), vinte e quatro arestas e quatorze faces (seis delas quadrados e oito triângulos). Ao truncar, os vértices se tornam quadrados, as faces triangulares transformam-se em hexágonos e os quadrados cedem lugar a octógonos.

Vista da face hexagonal

Com isto, o cuboctaedro truncado possui quarenta e oito vértices (cada um concorrido por três arestas), setenta e duas arestas e vinte e seis faces (doze delas quadrados, oito hexágonos e seis octógonos).

Vista da face octogonal

Ao todo, setenta e quatro nós foram necessários. Setenta e dois pedaços de canudo pretos e cento e quarenta e quatro pedaços de canudo brancos gastos no processo.

Vista da face quadrada

Este foi o oitavo poliedro de Arquimedes. Até o próximo.


2 comentários:

  1. Ola Paulo, como vai? meu nome é Petrina sou professora de matemática, quero construir um poliedro grande com meus alunos. O mais simples pensei em ser o dodecaedro. Para vc ter ideia, quero que caiba uma pessoa em pé dentro dele. Se eu fizer o dodecaedro com aresta proximo a 80cm estará de "bom tamanho". Minha questão é, com que material devo fazer? Fiz um molde de pvc mas não estou sabendo como dar uma boa sustentação. Um pai de aluno sugeriu fazer de jornal, tipo papel mache, ontem fui a um deposito de material de construção e pensei em fazer de barra de ferro mesmo, em que cada pentagono teria seus vertices como dobras e apenas uma solda para fecha-lo. daí eu amarraria com arame os pentagonos até dar o formato desejado. Paulo, me ajuda, como devo fazer para ter uma estrutura firme, que dê para entrar gente dentro, com um custo razoavel não queria gastar mais de R$ 200,00 para esse projeto. Help me please! obrigada e parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Petrina, com esse tamanho que você falou a minha sugestão é usar cabo de vassoura. Procure uma empresa que monte vassouras na sua cidade ou região ou peça aos seus alunos para trazerem vassouras/rodos velhos de casa. O processo seria furar (com furadeira para bucha 8 ou 9) e usar corda trançada para conectar os vértices... é o que pensei em fazer nas escolas em que trabalhei, mas nenhuma se interessou no projeto.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...