Em 2008 desenvolvi meu primeiro trabalho com alunos aos construir os menores dos poliedros de Platão. O processo em si é simples, pois consiste apenas de costurá-los. Desde então me dedico à construção de "novas" formas, mesmo que tais poliedros sejam de conhecimento amplo a alguns séculos, reconheço não encontrá-los (confeccionados com canudos) com facilidade no google imagens.
O máximo que encontro em buscas são imagens criadas por softwares específicos ou não. Vez ou outra aparecem modelos de papel colados a partir da planificação impressa. Mas o papel (opaco) não permite visualizar o interior do objeto que é demasiado pequeno.
Poliedros de Platão confeccionados de papel, opacos e não permitem visualizar medidas internas como altura e diagonal.
Outros que encontrei são de materiais encaixáveis, excelentes para o meu objetivo, mas de custo não acessível à maioria das escolas que desejam desenvolver oficinas com seus alunos.
Um octaedro truncado, cujas faces são quadrados e hexágonos regulares, excelente estrutura para se trabalhar, mas o preço do material o torna de difícil acesso.
Também encontrei outra técnica de se montar poliedros de canudos, passar barbante dentro dos canudos. Mas como fazer quando se tem um poliedro de 150 arestas? Haja barbante para isso.
Técnica com barbante atravessando os canudos. Boa, mas limitada a certos poliedros.
Penso que faltava algo mais concreto, algo que possamos tocar com as mãos, girar, observar detalhes, analisar, conjecturar novas formas. E mais além, algo cuja construção não custe cinquenta metros de barbante e canudos de calibre considerável para isso.
Aos poucos, adotando a minha técnica, construí todos os poliedros de Platão e Arquimedes, assim como outras formas deles derivadas ou não, como poliedros constituídos de faces não regulares, poliedros não convexos e estruturas obtidas a partir da união de poliedros.
E é nesta que hora que muitos perguntam o porquê de construí-los. Eu os construo com certa facilidade devido a minha habilidade em trabalhar com formas tridimensionais. E penso que os estudantes melhorariam e muito, não apenas seu raciocínio lógico e abstrato, como também compreensão de formas tridimensionais, caso trabalhassem eventualmente na construção de tais formas.
Na página principal deste blog eu apresentarei os poliedros por mim construídos e contarei algumas informações sobre eles. Tais objetos tem como finalidade o uso como material didático de apoio e a simples decoração. Uma vez que são feitos de canudos de refrigerante, podemos encontrá-los nas mais diversas cores.
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